Descrição
As 10 Melhores Praias de Ilhabela
A poucos quilômetros da costa do Brasil, no estado de São Paulo, Ilhabela é uma das ilhas mais bonitas e maiores do país. Quase inteiramente coberta pelo Mata atlântica, é pouco povoada e tem praias douradas amadas pelos paulistas (mas também pelos cariocas) que vêm aqui de férias ou nos fins de semana para relaxar. Ela fica localizada no Litoral Norte, ao sul do Trópico de Capricórnio.
O nome já é uma indicação de algo especial: há muita “beleza” por aqui. Praias, cachoeiras, uma selva intocada e trilhas para caminhadas: Ilhabela tem algo primordial e intocado, e quanto mais você se distancia da costa oeste (que tem as praias mais protegidas e ricas em infraestrutura turística), mais você vive aventuras e explorações emocionantes.
Como muitas ilhas do Atlântico, Ilhabela tem duas faces: a face ocidental, voltada para a costa continental brasileira, que é a mais populosa e urbanizada, com praias urbanas à beira-mar calmas e instalações confortáveis para relaxamento e esportes aquáticos. O lados norte, sul e leste, voltados para o mar aberto, são mais selvagens e menos explorados: há poucas comunidades de pescadores (caiçaras) e a densa selva termina perto do mar, onde o fundo do mar é mais profundo e as ondas mais altas.
A Costa Cruzeiros leva você a essa ilha paradisíaca durante seu cruzeiro pela América Latina, que incluem uma parada em Ilhabela. É uma oportunidade para relaxar ao sol das praias mais bonitas do Brasil, como são muitas vezes chamadas algumas das praias de Ilhabela. Aqui estão as 10 praias imperdíveis.
As praias mais bonitas de Ilhabela
- Praia dos Barreiros
- Praia de Viana
- Praia de Sino
- Praia de Jabaquara
- Praia do Curral
- Praia do Bonete
- Praia do Julião
- Baía de Castelhanos
- Praia Grande
- Praia da Fome
Praia dos Barreiros
Como muitas praias do norte de Ilhabela, a praia de Barreiros é um lugar muito tranquilo, frequentado principalmente por brasileiros que possuem casa na ilha e vêm aqui durante as férias de verão ou nos fins de semana. Se você ama ambientes simples, esse é o lugar para você, e você também pode visitá-lo com uma excursão Costa.
A praia está localizada em um pequeno golfo ao sul de Viana ao longo da rua principal da ilha, a Avenida Luis Massa, e é, portanto, de fácil acesso a pé ou de carro. É uma faixa de areia plana, ideal para jogar vôlei de praia e futebol de praia e também perfeito para brincadeiras infantis. Ao seu redor você verá as altas palmeiras características dessa parte do Brasil. Em Barreiros, as famílias vêm para relaxar, mas os amantes de esportes também se divertem: as águas calmas permitem que você pratique caiaque, canoagem, SUP, snorkel.
Da praia você pode caminhar até o Mirante de Barreiros, de onde você pode desfrutar de excelentes vistas dos arredores e do Ilhabela Yatch Club, o cais onde os navios de cruzeiro atracam. Quem quiser dar um passeio mais longo pode optar pelo calçadão que desce em direção a Barreiro e Vila. Nessa região, havia uma ponte com trilhos ferroviários dedicados a pequenos vagões que carregavam gelo e peixe na década de 1960.
Praia de Viana
A Praia do Viana fica imediatamente ao norte de Barreiros, no lado oeste e mais protegido de Ilhabela. A praia de Viana é tão pequena quanto encantadora, visitada por turistas que se hospedam no norte da ilha brasileira, atraídos pela harmonia de seu litoral e suas águas limpas e quase transparentes.
O acesso à Praia do Viana é confortável e fácil, basta seguir a estrada que corre ao longo do lado ocidental da ilha. Ao chegar lá, uma pequena faixa de areia clara se espalha aqui e ali, repleta de rochas que formam piscinas naturais. Por trás dessas areias estão as fileiras de coqueiros, que, além de embelezar a costa e dar um toque de exotismo tropical, criam áreas de sombra onde se refugiar quando o sol esquenta demais. É esplêndida para ser vista inclusive do mar, com a sua Excursão Costa.
Como outras praias do lado oeste, a Praia do Viana também é protegida das correntes e fundo do mar que não apresenta depressões. Isto significa um mar quase nunca agitado, ideal para famílias com crianças pequenas e idosos que querem passar um dia no mar sem riscos. Não faltam instalações turísticas para desfrutar das férias, como quiosques, bares e restaurantes para se revigoras. Com um pouco de esforço, você pode fazer trilhas até as aldeias locais, como Siriba, ou chegar à Praia do Barreiros, que se mostrará ainda menos povoada.
Praia do Sino
O Praia Pedra do Sino, também conhecido como Praia de Garopaba está localizada no extremo noroeste da ilha, 11 km ao norte do cais e a 4,5 km da praia de Viana.
É uma praia muito tranquila, com mar calmo, muito adequada para famílias com crianças. A faixa de areia tem 400 metros de comprimento e é cercada por grandes coqueiros, você certamente irá fotografá-lo durante a sua Excursão da Costa! O litoral é protegido das correntes e ventos e o mar não é muito fundo: os pequenos podem brincar à beira-mar, enquanto os pais os observam sentados sob os guarda-sóis. Você pode praticar snorkel entre as rochas, onde o mar é transparente e muitos peixes nadam.
Embora pequena, a Praia do Sino é equipada com boas instalações, que tornam os dias na praia mais confortáveis: quiosques, bares e restaurantes e um estacionamento muito perto da praia.
Uma curiosidade: o nome da Praia de Pedra do Sino vem de uma das lendas mais famosas de Ilhabela. Diz-se que quando você bate nas pedras, ouve um sino de metal tocando. Você pode vir aqui e tentar ouvi-lo, depois de passar pela passarela da Praia do Sino.
Praia de Jabaquara
A Praia de Jabaquara está localizada no lado norte da ilha e é considerado a praia mais bonita e remota que você pode chegar através de ruas pavimentadas. Na verdade, há inclusive uma Excursão da Costa que traz você aqui em jipes. Ela fica imersa na vegetação, sem aglomerações, e é muito amada pelos brasileiros que muitas vezes vêm à noite para desfrutar de uma caipirinha vendo o pôr do sol. Quando você se cansar do movimento das praias ocidentais de Ilhabela, esse é o lugar perfeito para se refugiar.
A estrada para chegar aqui a partir da cidade de Ilhabela é de cerca de vinte quilômetros de comprimento e bastante sinuosa. Você pode alugar um carro ou pegar um táxi, mas evite-a quando chove, porque ela pode ficar muito difícil. Você também pode chegar na Praia de Jabaquara de barco, a partir dos vários píers da ilha.
Ao chegar, irá se abrir diante de você um panorama idílico, com um um promontório coberto de vegetação verdejante da floresta tropical que chega quase até o mar. Mar e floresta são separados apenas por uma faixa de areia vermelho-ocre que vai descendo suavemente até encontrar o azul do mar. A praia é bem conservada, com trechos particularmente marcantes, como o riacho que adentra o mar formando uma piscina de água doce. Não se esqueça de um repelente: os borrachudos não perdoam e é melhor se proteger para não sofrer com suas picadas irritantes.
Praia do Curral
A Praia do Curral está localizada na zona sudoeste de Ilhabela, entre a Praia Grande e São Pedro. Ao contrário de praias como Bonete e Castelhanos, é fácil de chegar e está repleta de infra-estrutura. Por essa razão, é mais frequentada do que o litoral mais selvagem e é considerado um lugar de encontro e diversão. Com seus muitos bares, clubes, chiringuitos e restaurantes, é o point de encontro entre os brasileiros da ilha. Aqui as pessoas vêm para tomar banho, para uma caipirinha e batidas ao pôr do sol, para comer bacalhau e peixe fresco em mesas na areia e para dançar até tarde da noite.
Além de ser o lugar perfeito para fazer novos amigos, a Praia do Curral é um dos melhores lugares para praticar esportes, como. canoagem, caiaque e SUP, que são as atividades mais praticadas aqui, em parte graças às várias lojas que alugam o equipamento e oferecem cursos para aprendizado. Você pode experimentá-las durante a sua Excursão Costa!
A praia tem 500 metros de comprimento, em formato de meia-lua com areias cor de ocre delimitada ao norte e ao sul por rochas. Em torno dela, domina a vegetação da floresta que cria cantos de sombra para se proteger do calor. Se você quiser dar um passeio, pode ir para o interior, seguindo a trilha para a Cachoeira Veloso ou a Cachoeira Paquetá, as cachoeiras no meio da floresta.
Dada a localização (Curral fica de frente para a Praia do Cabelo Grande, na costa continental), a praia é protegida e o mar é na maior parte calmo, adequado para todos os banhistas, incluindo crianças. É equipada com guarda-sóis, chuveiros e serviços, para um dia de relaxamento e conforto. A noite é um dos melhores momentos para apreciá-la: quem conhece Ilhabela, sabe que a hora do pôr do sol é particularmente espetacular por aqui.
Praia do Bonete
A praia do Bonete aparece frequentemente no ranking das mais belas do Brasil. A razão é evidente: é simplesmente inesquecível. Remota, selvagem, com um ambiente que vai fazer você se sentir um pouco como Robinson Crusoe.
Não é muito fácil de chegar, mas a viagem para Bonete também é uma das maravilhas do lugar. Uma viagem de barco (que você pode alugar ou embarcar em passeios planejados por operadoras locais), ou então uma trilha pela selva tropical, de até quatro horas, irão lhe levar até seu destino. Você anda pelo verde das colinas que cobrem a ilha, para por fim entrar na Baía Encantada de Bonete: o tempo da caminhada será recompensado pela beleza dessa praia.
O conselho é caminhar até lá e voltar de barco: você não vai se arrepender. Parte-se de Ponta da Septuba, no ponto mais ao sul da ilha e sobe-se por um caminho que leva você a atravessar cachoeiras magníficas e plantas exuberantes. Ao longo do caminho, há também trechos de rio para percorrer (a água é rasa, não se preocupe), uma verdadeira aventura ao ar livre. Antes do final da caminhada, um ponto panorâmico oferece uma vista da praia que despertará em você o desejo irresistível de descer e mergulhar no mar azul.
Assim que chegar na costa, você pode relaxar ao sol em uma paisagem celestial. As ondas são altas e magníficas, não é coincidência que a Praia de Bonete é muito amada por surfistas. Por essa razão também, é bom não se afastar muito da costa, porque o surf é bastante forte. Quando o sol fica muito quente, Bonete oferece abrigo à sombra das árvores ao seu redor.
Praia do Julião
Ao norte da Praia Grande, há a Praia do Julião. Apesar de estar na área mais popular e movimentada da ilha, a Praia do Julião é uma das praias mais belas e isoladas de Ilhabela. É bastante escondida e pouco conhecida e permite que você passe algumas horas relaxando com poucas pessoas ao redor (exceto no fim de semana, quando os paulistas descem para relaxar na ilha).
É possível chegar aqui a partir de vários pontos: do lado norte, do lado central através de um restaurante e do sul, seguindo pela trilha que a conecta à Praia Grande.
A Praia do Julião é diferente das outras da região: a areia é muito fina e muito mais clara em comparação com os balneários vizinhos, quase como no Caribe. Algumas formações rochosas dão origem a diferentes piscinas naturais, tanto em terra como no mar. É por isso que a praia é um ótimo lugar para crianças, que não precisam se afastar muito da costa, e para os amantes de snorkel.
Julião não é grande, mas há uma infra-estrutura mínima para os turistas, como um restaurante de frutos do mar, alguns quiosques para um aperitivo ou um lanche e uma loja de conveniência. Logo atrás ficam algumas pequenas casas, cobertas pela floresta. Uma delas é uma antiga destilaria que produzia uma das muitas marcas de cachaças locais (agora é um restaurante).
A 300 metros da costa ficam duas pequenas ilhas rochosas povoadas por pássaros marinhos que constroem ali seus ninhos: não dá para subir para não espantar os pássaros, mas você pode mergulhar entre as rochas, para admirar um mundo de peixes coloridos.
Baía de Castelhanos
Entre as praias mais bonitas de Ilhabela, você não pode perder a Baía de Castelhanos, no lado oriental da ilha. Como a Praia de Bonete, é um magnífico pedaço da natureza selvagem, com cores e sensações fortes. Há duas maneiras de chegar ali: de carro e de barco. Uma opção popular para os turistas é alugar um 4×4 para uma viagem off-road. A viagem de cerca de uma hora atravessa a reserva natural do Parque Estadual de Ilhabela, um mundo composto por cachoeiras, córregos que se abrem em piscinas naturais e na densa mata atlântica, povoada por uma rica fauna (especialmente várias espécies de aves).
A praia é um éden tropical: a linha costeira tem a forma de uma curva dupla, onde a areia dourada encontra o mar que varia do turquesa ao azul profundo. Se você olhar para ela de cima, a partir do Mirante do Coração ou do Mirante do Gato, ela é ainda mais impressionante: as ondas que acompanham o desenho das curvas criam meios-círculos brancos que adicionam ainda mais cor ao panorama.
Não há ondas tão altas quanto as de outras praias em Ilhabela e o mar vai afundando regular e lentamente: por essa razão, Castelhanos é uma das mais adequadas para banhos tranquilos. O ambiente é descontraído, ideal para um dia ao sol. Quando o calor dos trópicos fica muito quente, você pode se refugiar logo atrás da faixa de areia, onde as árvores da floresta que se erguem para cobrir as colinas da baía.
Aqui você também pode comer nos restaurantes com vista para o mar: os paulistas gostam muito daqui pela sensação de intimidade que eles oferecem, bem como pelas belas vistas do Oceano Atlântico. Cuidado com os borrachudos, os pequenos mosquitos que povoam a área: traga um repelente e você viverá um dia tranquilo.
Praia Grande
A Praia Grande de Ilhabela está localizada no lado oeste da ilha, entre as cidades de Feticeira e Ribeirão. Fica a 6,5 km do desembarque do cruzeiro, entre as praias de Julião e Curral. E, assim como a Praia do Curral, é uma das praias mais populares pelo agito que oferece, com música, quiosques e vida noturna.
Como o nome sugere, Praia Grande é uma das maiores praias de Ilhabela. Tem 600 metros de comprimento e é grande o suficiente para acomodar instalações turísticas confortáveis para os visitantes: há todos os serviços úteis para banhistas, como guarda-sóis para alugar, chuveiros e estacionamentos públicos. No lado esquerdo ficam quiosques que servem pratos, lanches e bebidas nas mesas fincadas na areia.
Como a maioria das praias do lado sul de Ilhabela, a Praia Grande tem uma areia firme de cor ocre, em que é um prazer andar. O mar, de cor azul claro, tem um fundo regular e seguro para quem quer tomar banho, inclusive para as crianças. Um rio da floresta deságua na praia: na hidrovia, há um cais pequeno para barcos, que você pode alugar para um passeio ao longo das costas da ilha. Se você quiser tentar pescar, o ponto de encontro dos pescadores é bem aqui.
Praia Grande também oferece instalações esportivas como um campo de futebol, uma quadra de basquete e redes de vôlei de praia. Na água, no entanto, você pode praticar esportes como caiaque e SUP. Nessa praia não falta diversão: não é coincidência que é um lugar muito popular entre os moradores, que ao longo do tempo se tornou um ponto de encontro para os moradores da parte sul da ilha, também que vêm aqui para passear e se reunir.
Um dos marcos é a Capela de São Bento, bem no calçadão à beira-mar, construída com as pedras da ilhota em frente à praia.
Praia da Fome
No nordeste de Ilhabela, entre as praias de Jabaquara e Poço, está localizada a Praia da Fome, pouco conhecida e ainda menos frequentada, perfeita para relaxar e praticar snorkel. Aqui as condições para observar o fundo do mar são perfeitas: a areia da costa é clara, as águas são transparentes, o fundo do mar é rico em flora e fauna. Quem quer um dia preguiçoso, pode se deitar na praia apreciando o sol e descansar à sombra das árvores. Ao redor, apenas algumas casas de pescadores.
O nome da Praia da Fome vem da era de escravidão, quando os escravos, nascidos na África e trazidos para o Brasil por colonos portugueses, desembarcavam aqui com fome após a longa e precária jornada e eram alimentados a força, para engordar e serem vendidos pelo maior preço possível.
Não é fácil chegar à Praia da Fome, porque a estrada mais próxima pára na praia de Jabaquara: você chega lá através de uma trilha saindo de Jabaquara e viajando por cerca de 40 minutos, ou em uma viagem de barco (algumas agências organizam passeios a partir da praia de Perequê). Os barcos passam perto da praia, mas poucos param para passar o dia, o que a torna praticamente deserta. É por isso que quem conhece Fome, volta muitas vezes: é um dos melhores lugares da ilha para fazer uma pausa da “civilização” do lado oeste de Ilhabela. A sensação de estar fora desse mundo, longe das multidões e do estresse, é o aspecto inestimável dessa pate da costa.a
O Brasil é um destino cada vez mais amado pela riqueza de sua natureza e cultura. Aqui você vai encontrar algumas das praias mais bonitas do mundo e entre elas não poderiam faltar as praias de Ilhabela. De Bonete à Baía de Castelhanos, passando pelas pequenas praias de Julião e pelas costas ocidentais mais populosas e animadas, a ilha é um oásis de relaxamento e diversão. Em pouco espaço se concentram florestas de mil anos de idade, riachos que dão vida a cachoeiras e piscinas naturais, águas cristalinas, uma areia macia na qual é uma verdadeira delícia caminhar.
A poucos quilômetros da costa de São Paulo, e também perto do Rio de Janeiro, Ilhabela é um lugar estratégico para brasileiros e viajantes que visitam essa parte do país. Um canto de paz onde você pode se revigorar imerso na natureza. Os Cruzeiros Costa na América Latina param aqui: não perca a oportunidade de descobrir uma das pérolas do Brasil, visitando suas praias mágicas.